Neste artigo apresentam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, que ocorreu por meio da realização de um curso de extensão, em que as atividades propostas evidenciaram a perspectiva metodológica do Design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais. Nele, um grupo de alunas, de um curso de Licenciatura em Matemática, realizou o Design de um problema do tipo aberto, que abordou um tema de relevância social. Para realizá-lo, elas executaram as fases: formação do grupo de designers; análise das necessidades; projeto/planejamento, desenvolvimento e implementação da primeira versão do problema; discussão e reflexão sobre a experiência adquirida; avaliação da primeira versão do problema; discussão e reflexão; e realização do re-design, para obter a segunda versão do problema. A segunda versão apresentou melhorias, que tiveram por base os comentários e as sugestões feitas por outro grupo, que resolveu a primeira versão do problema, e pela pesquisadora. Por meio dessa experiência, as futuras professoras tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de tomar decisões e de discutir e refletir, o que contribuiu para que produzissem conhecimentos relativos ao Design de atividades abertas, que abordam temas de relevância social e que podem gerar a resolução de problemas, com a utilização das Tecnologias Digitais.
In this article we present the main results obtained with a qualitative investigation that occurred through an extension course, in which the proposed activities evidenced the methodological perspective of the Design of problems with the use of Digital Technologies. In it, a group of students, of a course of Degree in Mathematics, carried out the Design of an open-type problem, that approached a subject of social relevance. To accomplish this, they performed the phases: formation of the group of designers; needs analysis; project/planning, development and implementation of the first version of the problem; discussion and reflection on the experience gained; evaluation of the first version of the problem; discussion and reflection; and performing the re-design, to get the second version of the problem. The second version presented improvements, which were based on the comments and suggestions made by another group, who solved the first version of the problem, and the researcher. Through this experience, the future teachers had the opportunity to work collaboratively, to make decisions and to discuss and reflect, which contributed to their knowledge about the Design of open activities that address issues of social relevance and that can generate the resolution with the use of Digital Technologies.