A partir de uma série de oficinas realizadas num curso de formação de professores, questionamos até que ponto é essencial para o ensino de ciências a sua integração com outras áreas do conhecimento, tais como a linguagem cotidiana e as artes visuais. Exemplificamos com a oficina de móbiles que utilizou os conceitos de centro de massa e equilíbrio, integrados com a arte cinética de Alexander Calder, o movimento grand jeté da dança clássica, a interpretação da palavra libra, e alguns critérios de composição nas artes visuais. Argumentamos que a presença de elementos dessa natureza nas atividades de ensino oportuniza a ressignificação dos conceitos científicos e propicia uma renovação das relações aluno/disciplina e professor/aluno.
Based on a series of workshops that we offered in a teacher training course, we discuss the extent to which it is essential for science education connecting with other areas of knowledge, such as everyday language and the visual arts. We exemplify with the workshop on artistic mobiles in which we used the physical concepts of center of mass and equilibrium, together with the kinetic art of Alexander Calder, the grand jeté movement of classical dance, the interpretation of the latin word libra (pound), and some composition criteria in the visual arts. We argue that the presence of such elements in teaching activities allows the resignification of scientific concepts and provides a renewal of student / discipline and teacher / student relations.
A partir de una serie de talleres realizados en un curso de formación de profesores, cuestionamos hasta qué punto es esencial para la enseñanza de las ciencias su integración con otras áreas del conocimiento, tales como el lenguaje cotidiano y las artes visuales. Ejemplificamos con el taller sobre móviles artísticos en el que utilizamos los conceptos físicos de centro de masa y equilibrio, integrados con el arte cinético de Alexander Calder, el movimiento grand jeté de la danza clásica, la interpretación de la palabra latina libra, y algunos criterios de composición en las artes visuales. Argumentamos que la presencia de elementos de tal naturaleza en las actividades de enseñanza oportuniza la resignificación de los conceptos científicos y propicia una renovación de las relaciones alumno / disciplina y profesor / alumno.