EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO VELHO CHICO/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais

Revista Espaço do Currículo

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

EDUCAÇÃO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE DO VELHO CHICO/BA: indagações acerca do diálogo entre as escolas e as comunidades locais

Ano: 2018 | Volume: 11 | Número: 2
Autores: Dinalvade Jesus Santana Macêdo
Autor Correspondente: Dinalvade Jesus Santana Macêdo | [email protected]

Palavras-chave: Educação escolar quilombola. Currículo. Interculturalidade. Diferença e especificidades étnico-culturais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esta tese tem como objetivo central analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de Araçá Cariacá, Brasileira e Rio das Rãs. O lócus investigativo constitui-se de três escolas: a Escola Municipal Araçá Cariacá, a Escola Municipal Quilombola Emiliano Joaquim Vilaça e a Escola Municipal Elgino Nunes de Souza, localizadas no município de Bom Jesus da Lapa/BA, pertencente ao Território de Identidade do Velho Chico. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de perspectiva etnográfica, que tem como interlocutores os/as professores/as, as diretoras, vice-diretores, uma coordenadora pedagógica, os/as alunos/as, os pais e as lideranças quilombolas das comunidades. A pesquisa de campo utilizou-se de entrevistas semiestruturadas, observações participantes, análises de documentos, grupos focais, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Para a análise dos dados, recorreu-se da técnica de análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados evidenciam que as especificidades étnico-culturais das comunidades locais, bem como as temáticas relacionadas à população afro-brasileira e africana são trabalhadas nas escolas de maneira pontual e superficial, com metodologias tradicionais, em datas comemorativas, no componente curricular de história, ou através de gincanas e outros eventos. Aspráticas acabam reproduzindo uma concepção tradicional de educação, sem relação com o universo sociocultural dos/as educandos/as. Todavia, constatamos algumas experiências significativas para além do componente curricular de história nas três escolas em foco, de professoras que vêm transgredindo os currículos para dialogar com os conteúdos culturais e históricos das comunidades.Nesse contexto, as lideranças quilombolas lutam por uma educação escolar diferenciada que tenha “a cara dos quilombos”, isto é, que inclua de forma efetiva nos currículos, nos materiais didáticos e nas práticas educativas, a história,a cultura, os valores, os costumes, os saberes e o modo de vida de suas comunidades. Diante disso, é urgente superar as propostas de educação impostas às escolas quilombolas pelo Sistema Oficial de Ensino, para elaborar currículos interculturais diferenciados, referendados pela ecologia de saberes partindo de dentro das comunidades quilombolas, de maneira que os conteúdos escolares dialoguem com os saberes e as práticas desses sujeitos. A implementação da educação escolar quilombola se constitui numa política sociocultural necessária para a melhoria da educação escolar nas comunidades quilombolas. Portanto, para garantir uma educação intercultural diferenciada a essas populações, é imperativo escolas com autonomia, professores/as locais formados/as e concursados/as por processos específicos, capazes de repensar os currículos e as práticas pedagógicas à luz da história e realidade locais, ou seja, implica numa organização sistêmica da educação escolar quilombola em regime de colaboração entre os entes federados (Municípios, Estados, Distrito Federal e a União). Esperamos que esta pesquisa sirva de inspiração para a elaboração e a implementação de políticas públicas de educação escolar diferenciadas, para as comunidades quilombolas locais e regionais.



Resumo Inglês:

This thesis is mainly aimed to analyze that school education mode dialogues with ethnic-cultural specificities of maroon communities of Araçá Cariacá, Brazilian and Rio das Rãs. The Investigative locus is made up of three schools: the Municipal School Araçá Cariacá, the Municipal School Quilombola Emiliano JoaquimVilaça and the Municipal School Elgino Nunes de Souza, located in Bom Jesusda Lapa / BA, belonging to the Identity Territoryof Velho Chico (São Francisco River).This study is characterized as a qualitative study of ethnographic perspective, whose interlocutors teachers and principals, vice-principals, a pedagogical coordinator, students, parents and community leaders of Maroons. The field research was used semi-structured interviews, participant observation, document analysis, focus groups, photographic records and notes in a field diary. For data analysis, we used the content analysis technique in thematic.The results show that ethnic-cultural characteristics of local communities, as well as issues related to the African-Brazilian and African population are worked in schools in a timely and superficial way, with traditional methodologies, holidays in the curricular component of history, or through competitions and other events.The practical end up playing a traditional conception of education, unrelated to the socio-cultural universe of learners. However, we found some significantexperiences beyond the curricular component of history in three schools in focus, teachers who are breaking the curricula for dialogue with the cultural and historical contents of the communities.In this context, the Maroons leaders fighting for a differentiated education that has "the face of quilombos", that is, including effectively in curricula, teaching materials and educational practices, history, culture, values, tradition, knowledge and the way of life of their communities.Therefore, it is urgent to overcome the education proposals imposed on schools by the Maroons Officer Education System, to develop differentiated intercultural curricula, endorsed by the ecology of knowledge, from within the maroon communities, so that the school contents dialoguewith the knowledge and the practices of these subjects. The implementation of maroon school education constitutes a socio-cultural policies needed for the improvement of school education in Quilombo communities.Therefore, to ensure a differentiated intercultural education to these people, it is imperative schools with autonomy, local trained teachers and gazetted by specific processes, able to rethink curricula and teaching practices in the light of history and local realities, that is, involves an organization systemic of maroon school education in collaborative arrangements between the federal entities (Municipalities, States, Federal District and the Union).We hope that this research will serve as ainspiration for the preparation and implementation of public policies of differentiated school education for local and regional maroon communities.



Resumo Espanhol:

El objetivo principal de esta tesis es analizar cómo la educación escolar dialoga con las especificidades étnico-culturales de las comunidades quilombolas de Araçá Cariacá, Brasileira y Rio das Rãs. El lugar de investigación consta de tres escuelas: la Escuela Municipal Araçá Cariacá, la Escuela Municipal Quilombola Emiliano Joaquim Vilaça y la Escuela Municipal Elgino Nunes de Souza, ubicada en el municipio de Bom Jesus da Lapa / BA, perteneciente al Territorio de la Antigua Identidad. Chico Este estudio se caracteriza por ser una investigación cualitativa desde una perspectiva etnográfica, cuyos interlocutores son maestros, directores, subdirectores, un coordinador pedagógico, estudiantes, padres y líderes quilombolas de las comunidades. . La investigación de campo utilizó entrevistas semiestructuradas, observaciones de participantes, análisis de documentos, grupos focales, registros fotográficos y notas en un diario de campo. Para el análisis de datos, la técnica de análisis de contenido se utilizó en la modalidad temática. Los resultados muestran que las especificidades étnico-culturales de las comunidades locales, así como los temas relacionados con la población afrobrasileña y africana, se trabajan en las escuelas de manera puntual y superficial, con metodologías tradicionales, en fechas conmemorativas, en el componente curricular de la historia, o a través de búsquedas del tesoro y otros eventos. Las prácticas terminan reproduciendo un concepto tradicional de educación, no relacionado con el universo sociocultural de los estudiantes. Sin embargo, encontramos algunas experiencias significativas además del componente del plan de estudios de historia en las tres escuelas en cuestión, por parte de maestros que han transgredido los planes de estudio para dialogar con los contenidos culturales e históricos de las comunidades. "La cara de los quilombos", es decir, que efectivamente se incluye en los planes de estudio, materiales didácticos y prácticas educativas, historia, cultura, valores, costumbres, conocimiento y la forma de vida de sus comunidades. En vista de esto, es urgente superar las propuestas educativas impuestas en las escuelas de quilombola por el Sistema Oficial de Enseñanza, para desarrollar planes de estudio interculturales diferenciados, respaldados por la ecología del conocimiento dentro de las comunidades de quilombola, para que el contenido de la escuela diálogo con el conocimiento y el conocimiento. prácticas de estos temas. La implementación de la educación escolar quilombola es una política sociocultural necesaria para mejorar la educación escolar en las comunidades quilombola. Por lo tanto, para garantizar una educación intercultural diferenciada para estas poblaciones, es imperativo contar con escuelas autónomas, maestros locales capacitados y que compitan por procesos específicos, capaces de repensar los planes de estudio y las prácticas pedagógicas a la luz de la historia y la realidad local. es decir, implica una organización sistémica de la educación escolar quilombola en un régimen de colaboración entre las entidades federadas (municipios, estados, distrito federal y la Unión). Esperamos que esta investigación sirva de inspiración para el desarrollo y la implementación de políticas educativas de escuelas públicas diferenciadas para las comunidades locales y regionales de quilombolas.