O presente artigo se insere em meio a discussão do conhecimento histórico escolar e como ele vem sendo significado em meio às mudanças introduzidas nas propostas curriculares dessa disciplina, particularmente em relação às questões étnico‐raciais. O objetivo do trabalho visa responder a seguinte questão: Para a implementação dos conteúdos sobre a história da África e dos Afro‐brasileiros no currículo de História, quais são os saberes de referência, acionados no processo de transposição didática, vista aqui como uma prática articulatória no contexto discursivo da pesquisa? As bases da perspectiva teórica que ora apresento se situam na Teoria do discurso de Laclau e Mouffe (2004), buscando o entendimento das estratégias culturais mobilizadas na produção e nas disputas de sentidos de “negro” nos currículos de História, e na Teoria da transposição didática de Chevallard (2009), trazendo a problematização em torno da produção do conhecimento histórico escolar.
This article is part of the discussion of school historical knowledge and how it has been signified amid the changes introduced in the curricular proposals of this discipline, particularly in relation to ethnic-racial issues. The aim of the work is to answer the following question: For the implementation of content on the history of Africa and of Afro-Brazilians in the History curriculum, what are the reference knowledges, triggered in the didactic transposition process, seen here as an articulatory practice in the context discourse of research? The bases of the theoretical perspective that I present here are located in the Theory of Laclau and Mouffe's discourse (2004), seeking to understand cultural strategies mobilized in the production and disputes of meanings of “black” in the curricula of history, and in Theory of the didactic transposition of Chevallard (2009), bringing the problematization around the production of school historical knowledge.
Este artículo es parte de la discusión sobre el conocimiento histórico de la escuela y cómo se ha significado en medio de los cambios introducidos en las propuestas curriculares de este disciplina, particularmente en relación con cuestiones étnico-raciales. El objetivo del trabajo es responda la siguiente pregunta: Para la implementación de contenido sobre la historia de África y de los afrobrasileños en el currículo de Historia, cuáles son los conocimientos de referencia, activados en el proceso de transposición didáctica, visto aquí como una práctica articulatoria en el contexto discurso de la investigación? Las bases de la perspectiva teórica que presento aquí se encuentran en la Teoría de El discurso de Laclau y Mouffe (2004), buscando entender las estrategias culturales. movilizado en la producción y disputas de significados de "negro" en los planes de estudio de la historia, y en Teoría de la transposición didáctica de Chevallard (2009), trayendo la problematización en torno a la producción de conocimiento histórico escolar.