Ser ou Não Ser um Documentário Participativo do/no Projeto Fronteiras Urbanas

Revista Brasileira de Educação do Campo

Endereço:
Avenida Nossa Senhora de Fatima, 1588, Centro, Cep. 77900-000, Tocantinópolis, Tocantins, Brasil. - Centro
Tocantinópolis / TO
77900000
Site: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo
Telefone: (63) 3471-6037
ISSN: 25254863
Editor Chefe: Gustavo Cunha de Araujo
Início Publicação: 31/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Ser ou Não Ser um Documentário Participativo do/no Projeto Fronteiras Urbanas

Ano: 2020 | Volume: 5 | Número: Não se aplica
Autores: A. P. Caetano, M. Mesquita, V. Gabriel
Autor Correspondente: A. P. Caetano | [email protected]

Palavras-chave: documentário participativo, etnografia crítica, criatividade relacional, ética da responsabilidade e da religação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresentamos o documentário produzido no projeto de investigação etnográfica “Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na Educação Comunitária” (FU), e no qual se envolveram duas comunidades locais da Costa da Caparica, Portugal – uma comunidade piscatória e uma comunidade multicultural de um bairro clandestino – e uma comunidade académica interdisciplinar, integrando investigadores de várias instituições universitárias e não universitárias, bem como académicos e artistas independentes. A etnografia crítica foi a metodologia adoptada no projeto, pela qual se reforça a participação ativa de todos os atores sociais, implicando-se num processo de mudança intencional. No documentário produzido ao longo do projeto assumimos a heterogeneidade de linguagens, de géneros, de tempos, de vozes e sensibilidades, num processo de liberdade criativa e de reflexividade permanente. Neste artigo tecemos uma breve história do processo da sua realização e produção/edição para, a partir daí, refletir criticamente sobre algumas opções que identificámos em torno de diversas ordens de questões, que se interpenetrem: 1) questões epistemológicas e metodológicas; 2) questões políticas; 3) questões éticas; 4) questões estéticas e técnicas. Tendo por fundamento filosófico e epistemológico uma perspetiva crítica e emancipatória onde todos os saberes têm igual lugar, orientados por uma ética da responsabilidade e da religação e por uma poética e política de participação democrática e multiplicidade descentralizada, preocupamo-nos em criar uma produção com qualidades técnicas e estéticas, integrando formas e discursos diversos, cruzando lógicas heterogéneas, científicas, políticas e artísticas. Por fim, identificamos pistas para trabalhos futuros, assumindo, deste modo, um processo aberto e que permanentemente se repensa, analisa criticamente os seus limites e expande em novas possibilidades.



Resumo Inglês:

We present the documentary produced in the ethnographic research project "Urban Boundaries: the dynamics of cultural encounters in Community Education" (FU), in which two local communities of Costa da Caparica, Portugal  - a  fishing community and a multicultural community in a clandestine neighborhood - and an interdisciplinary academic community, comprising researchers from university and non-university institutions, as well as independent academics and artists. Critical ethnography was the methodology adopted in the project, by which the active participation of all social actors is reinforced, implicated in a process of intentional change. In the documentary produced throughout the project we assume the heterogeneity of languages, genres, times, voices and sensibilities, in a process of creative freedom and permanent reflexivity. We write a brief history of the process of its realization and production / edition, in order to reflect critically on some options that we have identified around several interpenetrating questions: 1) epistemological and methodological issues; 2) political issues; 3) ethical issues; 4) aesthetic and technical issues. Based on critical and emancipatory perspective, as a philosophical and epistemological foundation, where all knowledge has an equal place, guided by an ethics of responsibility and re-connection and by a poetics and policy of democratic participation and decentralized multiplicity, we were concerned with creating a production with technical and aesthetic qualities, integrating diverse forms and discourses, crossing heterogeneous, scientific, political and artistic logics. Finally, we identify clues for future work, thus assuming an open process that is constantly rethinking, critically analyzing its limits and expanding into new possibilities.



Resumo Espanhol:

Presentamos el documental producido en el proyecto de investigación etnográfica "Fronteras Urbanas: la dinámica de los encuentros culturales en la educación comunitaria" (FU), en el que participaron dos comunidades locales de Costa da Caparica (Portugal) -   una comunidad pesquera y una comunidad multicultural en un barrio clandestino - y una comunidad académica interdisciplinaria, que comprende investigadores de diversas instituciones universitarias y no universitarias, así como académicos y artistas independientes. La etnografía crítica fue la metodología adoptada en el proyecto, mediante la cual se refuerza la participación activa de todos los actores sociales, involucrádos en un proceso de cambio intencional. En el documental producido a lo largo del proyecto asumimos la heterogeneidad de lenguajes, géneros, tiempos, voces y sensibilidades, en un proceso de libertad creativa y reflexividad permanente. Tejemos una breve historia del proceso de su realización y producción / edición para, a partir de entonces, reflexionar críticamente sobre algunas opciones que hemos identificado en torno a diferentes órdenes de preguntas, que interpenetran: 1) cuestiones epistemológicas y metodológicas; 2) cuestiones políticas; 3) cuestiones éticas; 4) cuestiones estéticas y técnicas. Basados en una perspectiva crítica y emancipadora, como base filosófica y epistemológica, donde todo el conocimiento tiene un lugar igual, guiados por una ética de responsabilidad y religación y por una poética y política de participación democrática y multiplicidad descentralizada, nos preocupamos por crear una producción con cualidades técnicas y estéticas, integrando diversas formas y discursos, cruzando lógicas heterogéneas, científicas, políticas y artísticas. Finalmente, identificamos pistas para el trabajo futuro, asumiendo así un proceso abierto que está constantemente repensando, analizando críticamente sus límites y expandiéndose a nuevas posibilidades.