Este artigo discute o papel do autor, a partir das formulações de teóricos da literatura, adota a hermenêutica filosófica como matriz teórica e tem como objetivo contribuir para o debate teórico-metodológico que envolve as pesquisas e estudos em Direito e Literatura. Para tanto, são oferecidos postulados teóricos que, relativos ao papel do autor, foram desenvolvidos pelas principais correntes da crítica literária moderna, culminando com a ideia da morte do autor e a discussão dela decorrente. A seguir, abordam-se a noção de círculo hermenêutico e sua relação com o percurso analítico-interpretativo que articula autor, texto e leitor na interpretação de narrativas literárias. Por fim, busca-se demonstrar – através do romance “1984”, de George Orwell – em que medida o contexto histórico do autor pode colaborar para a atribuição de sentido ao texto.
This article discusses the role of the author, by the formulations of theorists of literature, adopts philosophical hermeneutics as a theoretical matrix and aims to contribute to the theoretical-methodological debate that involves research and studies in law and literature. To this purposes, theoretical postulates are offered in which, concerning the author's role, were developed by the main currents of modern literary criticism, culminating with the idea of the author's death and the resulting discussion. Next, we approach the notion of the hermeneutic circle and its relationship with the analytic-interpretative path that articulates author, text and reader in the interpretation of literary narratives. Finally, we seek to demonstrate - through George Orwell's novel “1984” - the extent to which the author's historical context can contribute to the attribution of meaning to the text.
Este artículo discute el papel del autor, en base a las formulaciones de los teóricos de la literatura, adopta la hermenéutica filosófica como matriz teórica y tiene como objetivo contribuir al debate teórico-metodológico que implica la investigación y los estudios en Derecho y Literatura. Con este fin, ofrece los postulados teóricos que, con respecto al papel del autor, fueron desarrollados por las principales corrientes de la crítica literaria moderna, que culminaron con la idea de la muerte del autor y la discusión de ella resultante. A continuación, aborda la noción de círculo hermenéutico y su relación con el camino analítico-interpretativo que articula autor, texto y lector en la interpretación de narraciones literarias. Finalmente, busca demostrar, a través de la novela "1984", de George Orwell, hasta qué punto el contexto histórico del autor puede contribuir a la atribución de significado al texto.