Este artigo se propõe a relatar e a analisar aspectos de uma experiência pedagógico-teatral dirigida a jovens de escolas municipais vinculadas aos Centros Educacionais Unificados (CEU) de São Paulo entre 2016 e 2017. O espetáculo MERGULHO, apresentado pela Companhia Gesto de Teatro busca, por meio da linguagem cênica, fomentar a tolerância e coexistência de identidades culturais, religiosas e étnicas diferentes. Este artigo busca responder a seguinte questão: Quais são os significados que esta experiência teatral traz aos jovens e Professores? Percorrendo as diferentes fases do projeto MERGULHO, que consiste na realização de ação dirigidas para o exerício de reflexões sobre os preconceitos e discrimições sociais, o texto analisa as diferentes atividades de interação com o público, oficinas, debate coletivo e a redação de cartas sobre como a peça os mobilizou e quais caminhos eles sugeriam para as questões que esta levanta. Compartilharei também fragmentos das cartas mencionadas. Parte importante das conclusões refere-se à importância da prática pedagógica e teatral como um processo de exercício individual e coletivo de conscientização contra situações de preconceito, intolerância e discriminação, presentes na sociedade que habitamos.
This article proposes to report and analyze aspects of a theatrical pedagogical experience directed at young students of municipal schools linked to Unified Educational Centers (CEUs) of São Paulo between 2016 and 2017. The play MERGULHO presented by the Companhia Gesto de Teatro seeks, through scenic language, to foster the tolerance and coexistence of different cultural, religious and ethnic identities. This article seeks to answer the following question: What are the meanings that this theatrical experience brings to young people and teachers? Through the phases of the MERGULHO project, which consists in the accomplishment of actions directed to the exercise of reflections on social prejudices and discriminations, the text analyzes the different activities of interaction with the public, workshops, collective debate and the writing of letters about how the play mobilized them and what paths they suggested for the issues raised by the play. I will also share fragments of the mentioned letters. An important part of the conclusions refers to the importance of pedagogical and theatrical practice as a process of individual and collective exercise of awareness against situations of prejudice, intolerance and discrimination present in the society we inhabit.