IKINSE ENCRUZILHADAS: Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização

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ISSN: 1983-1579
Editor Chefe: Maria Zuleide Pereira da Costa
Início Publicação: 29/02/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

IKINSE ENCRUZILHADAS: Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização

Ano: 2020 | Volume: 13 | Número: 3
Autores: Luiz Rufino
Autor Correspondente: Luiz Rufino | [email protected]

Palavras-chave: Educação. Práticas de saber. Descolonização. Exu. Orunmilá.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo problematiza a educação em diálogo com presenças, saberes e gramáticas subalternizadas pelo colonialismo. Destaco como o ataque a diversidade perpassa diretamente por ações que operam na blindagem e na precarização de princípios explicativos que resguardamoutras sensações e experiências de mundo. Assim, a diversidade é fundamental para a emergência de rotas que afetem os seres em favor da vida, da dignidade, do bem viver e da justiça cognitiva e social (SANTOS, 2008). A educação é aqui pensada como um fenômeno cruzado entre experiência, aprendizagem, conhecimento e ética que tem como mote os princípios explicativos da cultura ioruba, em especial os orixás Exu e Orunmilá. Exu transladado para as Américas é o princípio dinâmico de toda e qualquer movimento, criação, comunicação e linguagem. Orunmilá versa acerca do conhecimento e das múltiplas possiblidades de interação com o mesmo. Ambos são aqui invocados como disponibilidade filosófica e pedagógica para propor giros enunciativos, políticos e epistemológicosque lancem a crítica da educação como um sentir, fazer e pensar necessário para a inscrição de caminhos plurais, responsáveis com a diferença e potentes para a descolonização.



Resumo Inglês:

This article problematizes education in dialogue with presences, knowledge and grammars subordinated by colonialism. I highlight how the attack on diversity runs directly through actions that operate in the armor and in the precariousness of explanatory principles that protect other sensations and experiences of the world. Thus, diversity is fundamental for the emergence of routes that affect beings in favor of life, dignity, good living and cognitive and social justice (SANTOS, 2008). Education is thought of here as a phenomenon crossed between experience, learning, knowledge and ethics whose motto is the explanatory principles of Yoruba culture, especially the orishas Exu and Orunmilá. Exu transferred to the Americas is the dynamic principle of eachand every movement, creation, communication and language. Orunmilá is about knowledge and the multiple possibilities of interaction with it. Both are invoked here as philosophical and pedagogical availability to propose enunciative, political and epistemological turns that launch the criticism of education as a feeling, doing and thinking necessary for the registration of plural paths, responsible for difference and powerful for decolonization.



Resumo Espanhol:

Este artículo problematiza la educación en diálogo con presencias, conocimientos y gramáticas subordinadas por el colonialismo. Destaco cómo el ataque a la diversidad se ejecuta directamente a través de acciones que operan en blindaje y principios explicativos precarios que protegen otras sensaciones y experiencias del mundo. Así, la diversidad es fundamental para el surgimiento de rutas que afectan a los seres a favor de la vida, la dignidad, el buen vivir y la justicia cognitiva y social (SANTOS, 2008). Aquí se piensa que la educación es un fenómeno cruzado entre la experiencia, el aprendizaje, el conocimiento y la ética cuyo lema son los principios explicativos de la cultura yoruba, especialmente los orishas Exu y Orunmilá. Exu transferido a las Américas es el principio dinámico de cada movimiento, creación, comunicación y lenguaje. Orunmilá trata sobre el conocimiento y las múltiples posibilidades de interacción con él. Ambos se invocan aquí como disponibilidad filosófica y pedagógica para proponer giros enunciativos, políticos y epistemológicos que lanzan la crítica de la educación como un sentimiento, una acción y un pensamiento necesarios para el registro de caminos plurales, responsables de la diferencia y poderosos para la descolonización.