Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa

Tecnologias, Sociedade e Conhecimento

Endereço:
Rua Seis de Agosto, 50 - Bloco V da Reitoria - 2º Piso - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-873
Site: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc
Telefone: (19) 3521-7350
ISSN: 2318-8839
Editor Chefe: Prof. Dr. José Armando Valente e Profa. Dra. Maria Cecília Calani Baranauskas
Início Publicação: 11/11/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da computação, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Multidisciplinar

Processo formativo em matemática e robótica: construcionismo, pensamento computacional e aprendizagem criativa

Ano: 2020 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: G. T. de Azevedo, M. V. Maltempi
Autor Correspondente: G. T. de Azevedo | [email protected]

Palavras-chave: formação matemática, robótica, doença de parkinson, pensamento computacional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Buscamos analisar e discutir as etapas formativas em matemática a partir da produção de jogos e dispositivos robóticos destinados ao tratamento de sintomas da doença de Parkinson. Orientados pela pesquisa qualitativa, os dados da investigação foram produzidos junto ao Projeto Mattics, com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal Goiano e pacientes do Hospital Dia do Idoso, e foram analisados à luz dos pressupostos teóricos do Construcionismo, Pensamento Computacional e da Aprendizagem Criativa. Trazemos as descrições-analíticas da produção dos jogos digitais e dos dispositivos robóticos, tendo como parâmetroas quatro etapas formativas em matemática: Tempestades de ideias; Protagonismo Científico; Mão na Massa; e Intervenção no Hospital. Os resultados obtidos apontam à formação matemática contextual e socialmente engajada no mundo de hoje, corroborando o desenvolvimento criativo, intelectual e científico-tecnológico do estudante.



Resumo Inglês:

We seek to analyze and discuss the training stages in mathematics from the production of games and robotic devices for the treatment of symptoms of Parkinson's disease. Guided by qualitative research, the research data were produced in the setting of the Mattics Project, with high school students from the Federal Institute Goiano, and patients from the Dia do Idoso Hospital, and were analyzed in light theoretical assumptions of Constructionism, Computational Thinking and Creative Learning. We bring the analytical descriptions of the production of digital games and robotic devices, taking as a parameter the four formative stages in mathematics: Storms of ideas; Scientific protagonism; Hands-on; and Intervention at the Hospital. The results obtained point to the contextual and socially engaged mathematical formation in today's world, corroborating the creative, intellectual and scientific-technological development of the student.