Resumo Português:
Este artigo se propõe a discutir a ideia de memória latino-americana e de "cultura popular" presentes no Pavilhão da Criatividade, tendo em vista a seleção dos países e o modo como os objetos são expostos e apresentados à população. A partir da apreensão, pela observação e análise, dos discursos expositivos e especializados sobre (e presentes no) o Pavilhão da Criatividade, busca-se compreender como é pensada a construção da memória latino-americana e, aí apoiada, a noção de cultura popular. O texto é resultado parcial de uma pesquisa qualitativa a qual ancora-se em procedimentos metodológicos constitutivos de técnicas como observação sistemática no local estudado e pesquisa bibliográfica, com ênfase na identificação, coleta e análise de documentos disponíveis no Memorial da América Latina, no site da Fundação Darcy Ribeiro e na Universidade Nacional de Brasília (UnB), onde se encontra o Acervo do Memorial Darcy Ribeiro. Dentre os resultados parciais da pesquisa, destaca-se a identificação da percepção de uma busca, no Pavilhão da Criatividade, pelo "tipicamente" latino-americano, em detrimento da apresentação das dinâmicas e contradições vividas pelas culturas que constroem os objetos, e da construção discursiva, por meio da expografia, de uma noção específica de "cultura popular".
Resumo Inglês:
The text presented discusses the idea of memory Latin American and "popular culture", present in Pavilion Creativity, with a view to the selection of countries and how objects are exposed and presented to the public. From the apprehension, by observation and analysis of expository speeches and specialized on the present and Creativity Pavilion , we seek to understand how was constructed the memory about Latin American, and the notion of popular culture there. The text brings issues present in qualitative research in development. As methodological techniques were performed, to date, systematic observations in the studied place, the Pavilhão da Criatividade, collecting and consulting documentary sources in Memorial da America Latina, on website of Foundação Darcy Ribeiro and the Universidade Nacional de Brasilia, UNB, where is Collection Darcy Ribeiro. As results, can be highlighted: the perception of a quest, on Pavilhão da Ctiatividade an "typically " Latin American, instead than the presentation of the dynamics and contradictions experienced by cultures that build the objects, the discursive construction, through expography, a specific notion of "popular culture".
Resumo Francês:
Cet article a pour objectif de discuter de l'idée de la mémoire de l’Amérique Latine et de «culture populaire» présente dans le Pavillon de la Créativité qui fait partie du Mémorial de L’Amerique Latine, en vue de la sélection des pays et de la façon dont les objets sont exposés et présentés au public. Cet texte expose les resultats partiels d’une recherche qualitative em cours, par des procédures méthodologiques tels que l'observation systématique in loco et recherche de la literature en focalisant l’attention sur l'identification, la collecte et l'analyse des documents disponibles au Mémorial Amérique Latine, dans le site de la Fondation Darcy Ribeiro et à l'Université de Brasília (UnB), où se trouve la collection du Mémorial Darcy Ribeiro. L’analyse démontre la perception d'une recherche de ce qui est typiquement latino-americain dans le Pavillon de la Créativité, au détriment de présenter la dynamique et des contradictions vécues par les cultures qui construisent des objets, et la construction d’un discours sur un concept spécifique de «culture populaire» par le moyen de l’expographie,