O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica

Revista Insignare Scientia - RIS

Endereço:
Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, - n. 1580 - São Pedro
Cerro Largo / RS
97900-000
Site: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS
Telefone: (49) 2049-3128
ISSN: 2595-4520
Editor Chefe: Rosangela Ines Matos Uhmann
Início Publicação: 20/06/2018
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Física, Área de Estudo: Matemática, Área de Estudo: Química, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

O livro-jogo como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento da Educação Matemática Crítica

Ano: 2021 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Sarafago Pinto Neri, Lucas Nunes Ogliari
Autor Correspondente: S. P. Neri | [email protected]

Palavras-chave: Livro-jogo, Educação Matemática Crítica, Ensino de Matemática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente relato objetiva apresentar uma experiência com a utilização do livro-jogo como recurso didático-pedagógico no ensino de matemática com o viés da Educação Matemática Crítica (EMC). O livro-jogo foi elaborado a partir do programa Twine 2, plataforma on-line para criação de livros-jogos com a possibilidade de leitura inclusive em smartfone. Intitulado “Uma aventura em Reai$”, o livro foi disponibilizado a uma turma de 20 alunos do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal no estado do Rio Grande do Sul. Tendo como objetivo compreender a potencialidade do livro-jogo na construção de cenários para a investigação em Matemática. A aplicação em aula do livro-jogo permitiu coletar dados a partir de observações, questionários, debates e demais produções dos alunos, como cálculos e questionamentos, esses últimos redigidos uma ficha de registro utilizada pelos participantes durante a aplicação da atividade. Dados estes analisados de forma a confrontar a potencialidade do livro-jogo com o desenvolvimento de conceitos da EMC em cenários de investigação propostos no decorrer da atividade. Nas análises iniciais da metodologia desenvolvida, observou-se que o livro-jogo foi estimulante aos alunos por trazer, de uma forma diferente, a abordagem de conhecimentos matemáticos relacionados a vivências diárias, o que proporcionou uma visão mais atenta e crítica sobre estes aspectos.



Resumo Inglês:

The following article aims to present an experience with the use of the gamebookas a didactic-pedagogical resource in the teaching of mathematic s f rom th e perspective of Critical Mathematics Education (EMC). The gamebook w a s d e v e lop ed using the Twine 2 application, an online platform for creating gamebooks with the possibility of reading even ona smartphone. Entitled “An adventure in Reai$”, the book was applied to a group of 20 elementary school students from a public school in the state of Rio Grande do Sul. With the objective of verifying the potential of the gamebookin the construction of scenarios for research in mathematics. The applicatio n in class of the gamebook allowed the collection of data from observations, questionnaires, debates and other productions of the students, such as calculatio ns andquestions written in a diary used by the participants during the application of the activity. These data were analyzed toconfront the potential of the ga m e bo ok w ith th e development of EMC concepts in research scenarios proposed during the activity. In the initial analyzes of the developed methodology, it was observed that the game b oo k w a s stimulating to the students for bringing, in a different way, the approach of mathematical knowledge related to daily experiences, which provided a more atte n tiv e and critical view on these aspects.