Este trabalho apresenta um modelo de arquitetura de software que apoia atividades de extensão de um conteúdo em Ambientes Educacionais Ubíquos. Como prova de conceito, empregou-se este modelo para construir uma aplicação Web que permite a criação de comentários e a classificação de conteúdo multimídia. Tal aplicação foi acoplada à plataforma Classroom eXperience e sua utilização foi assistida por dois semestres letivos. Aplicou-se uma adaptação do Modelo de Aceitação de Tecnologia para averiguar a receptividade e o impacto das novas funcionalidades em estudantes. Como resultado, verificou-se boa aceitação da aplicação pelos usuários, que passaram a acessar mais a plataforma. Tal incentivo também contribuiu elevando o desempenho dos alunos, demonstrando que a disponibilização de recursos interativos incentiva a aprendizagem colaborativa.
This work presents a softwarearchitecture model that supports content extension activities in Ubiquitous Learning Environments. As a proof of concept,we employed this model to build a Web application that allows the creation of comments and multimedia contentrating. This application was integrated to the Classroom eXperience platform and its use was assisted over two semesters. We applied an adaptation of the Technology Acceptance Model to examinereceptivity and impact of the new features over students. As a result, themodule was well received by users, who accessed the platform more than before. This incentive also contributed to increase student performances, showing that interactive features encourages collaborative learning and promotes teaching/learning processes in the educational field.