O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores

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ISSN: 2525-7056
Editor Chefe: Patricia Helena Mirandola Garcia
Início Publicação: 21/07/2016
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar

O uso do role-playing game como material didático nas aulas de história em relatos experimentais de professores-historiadores

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 5
Autores: F. M. Oliveira
Autor Correspondente: Fernanda Mota de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: RPG de mesa, Material didático, Ensino de História

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo se propõe a apresentar e caracterizar as problemáticas e soluções levantadas nas dissertações de mestrado que foram produzidas no Brasil até o ano de 2019 tendo como temática o uso do Role-Playing Game (RPG) em sua modalidade “de mesa” como material didático nas salas de aula de História. É produto da monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso da autora, intitulada “As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História”. A pesquisa foi tecida através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e análise crítica do perfil textual das dissertações de mestrado que abordam o tema no Brasil. Dessa forma, esse artigo busca trazer a história desse jogo, caracterizá-lo e entender o seu modo de funcionamento, assim como enunciar também o modo como se deu a aplicabilidade desse jogo em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor, bem como as reflexões e conclusões obtidas nesses experimentos.



Resumo Inglês:

This article’s proposal is to present and to portray the issues and outcomes raised on the master’s degree dissertations on regards to the use of the tableboard Role-Playing Game (RPG) as a teaching material in history classes produced in Brasil by 2019. It is a result of the monography presented as a conclusion paper for the author’s degree on History entitled “The prospects of the role-playing games as teaching materials on history classes”. This research has been produzed through reading and thinking about authors who study the games epistemology, as well those who do research on the games in education and through the literary review and critical analysis of the textual pattern of the master’s degree dissertations that focus on the subject in Brasil. Thereby, this article aims to bring this game’s history, to portray it and to understand it’s operating method, as well to point out how it was the applicability of this game in different schools, according to the projects proposed by each author, and also the analysis and results brought up in these trials.