O presente texto é um relato de experiência de ensino de inglês para estudantes do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) em um Instituto Federal. O projeto chamado de Big Brother All Stars: Devs, Gamers and Analysts objetivou: integrar elementos do contexto cultural dos estudantes ao contexto acadêmico para promover a leitura e a escrita em inglês. Com base na ideia de contexto de Gee (2000), do viés crítico do inglês para fins específicos por Hyland (2006) e da proposta de delicate scaffolding de Wilson (2016), construiu-se um projeto de curta duração que incentivou: construção de textos curtos no gênero slice of life, associação multimodal do texto com imagem criada virtualmente e prática da leitura de textos produzidos pelos pares. Aproveitando a estrutura de competição de um reality show e como os sentidos expressos no programa buscam a empatia (ou não) dos espectadores, os estudantes criaram personagens fictícios da área de ADS unindo conhecimento linguístico de inglês com os efeitos culturais dos contextos dos estudantes. O resultado foi a produção de textos curtos, contendo orações complexas expressando efeitos alinhados com a preocupação da recepção textual pelos colegas e os conhecimentos contextuais compartilhados por eles/elas.