O presente texto é um relato de experiência e apresenta os resultados de uma pesquisa e a viabilidade de estratégias de Gamificação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na disciplina de Produção de Textos do curso de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal deste estudo é retomar um construto teórico-metodológico, aplicando-o a um novo contexto – o ensino a distância (EaD) – tendo como base estratégias da Gamificação sob a ótica da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Visando alcançar esse potencial, a metodologia propõe a análise de aulas (presenciais e EaD) de uma turma, realizada no primeiro semestre de 2019. A análise das aulas e o feedback de dezenove alunos por meio de uma pesquisa de satisfação sugerem que mais de 50% dos estudantes classificam a presente experiência de gamificação como algo proveitoso em sua formação. Todavia, ainda existem aspectos a ser melhorados, tais como manter a confidencialidade dos estudantes, repensar o valor das medalhas e definir o perfil dos jogadores.
This text is an experience report and presents the results of a research about the gamification strategies viability in Virtual Learning Environments (VLEs), in the discipline "Text Production" from the Administration course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The main objective of this study is to resume a theoretical-methodological construct, applying it to a new context - distance learning (DE) - based on Gamification strategies from the perspective of Émile Benveniste's Enunciation Theory. Aiming to achieve this potential, the methodology proposes the analysis of specific classes (face-to-face and distance education), held in the first semester of 2019. The classes analysis and the feedback from nineteen students through a satisfaction survey suggest that more than 50% of the students classify the present gamification experience as something useful in their education. However, there are still aspects to be improved, such as maintaining students' confidentiality, rethinking the medals' value and defining the players' profile.
Este artículo presenta los resultados de un experimento y la viabilidad de las estrategias de Gamificación en VLE (entornos virtuales de aprendizaje) en la disciplina de producción de texto de una universidad federal. El objetivo principal de este estudio es formular una construcción teórico-metodológica aplicada al aprendizaje a distancia, basada en la aplicación de estrategias de Gamificación desde la perspectiva de la Teoría de la Enunciación de Emile Benveniste. Para alcanzar este potencial, la metodología propone el análisis en el aula (aula y educación a distancia) de una clase, realizada en el primer ciclo de 2019. El análisis de las clases y la retroalimentación de diecinueve estudiantes a través de una encuesta de satisfacción, sugieren que más de el 50% de los estudiantes califica la experiencia actual de gamificación como beneficiosa para sus antecedentes. Sin embargo, todavía hay aspectos por mejorar, como mantener la confidencialidad del estudiante, repensar el valor de las medallas y definir el perfil de los jugadores.