O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH'S DANCE
Revista de Psicologia
O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH'S DANCE
Autor Correspondente: G. F. Moreira | [email protected]
Palavras-chave: dança, psicanálise, angústia, unheimlich, Pina Bausch
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente artigo visa investigar quais seriam os efeitos do desvelamento do real em cena para o público espectador da dança moderna e contemporânea. Analisa, em consonância com a teoria psicanalítica, a obra Kontakthof (1978), da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, fundadora do Tanztheather Wuppertal, que revolucionou a dança contemporânea, ao trazer ao palco a subjetividade de cada bailarino, despertada através de um peculiar processo de criação. A obra, ao mobilizar afetos, permite estabelecer uma conexão direta com o sujeito espectador, suscitando sentimentos tais como choque e estranhamento (unheimlich.) - fenômenos de borda que podem ser entendidos como mostração da angústia, sinalizando esse último limite anterior ao real e ao campo do gozo.