Na atualidade, muito se fala sobre o papel do lúdico durante o processo de ensino-aprendizagem, no entanto, ainda se encontram muitas incoerências quanto à aplicação das metodologias lúdicas. Tais atividades correspondem a um grupo de situações, dinâmicas e jogos importantes para o desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos indivíduos, e que são vivenciadas durante toda a vida. Quando envelhecemos ainda gostamos de jogos de cartas, tabuleiro, fliperama, vídeo game e não identificamos a ludicidade presente nessas atividades. Elas, além de possibilitarem o prazer momentâneo, promovem a construção de diversos conhecimentos e, tratando-se do ensino de ciências, o lúdico pode contribuir para a compreensão de diversos conteúdos de difícil compreensão. Portanto, o trabalho tem como objetivo destacar a importância das atividades lúdicas para a construção de conhecimentos e para o processo de ensino-aprendizagem de Ciências, destacando autores que contribuíram para a consolidação deste tipo de metodologia. Além disso, destaca alguns jogos lúdicos desenvolvidos pela autora, enquanto graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), os quais foram utilizados durante o Estágio Curricular Supervisionado com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, a fim de facilitar a aprendizagem de Ciências.