A construção das identidades passa por um processo de socialização, e relação com as culturas através dos percursos formativos, agregando elementos articulados pelas instituições educativas formais e não formais. A Arqueologia Social Inclusiva, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, constitui-se em uma prática formativa que fomenta o resgate da memória, das identidades e liga os sujeitos as culturas, a história, a geografia do lugar e os materiais tangíveis e intangíveis que compõem o campo da educação, construindo pertencimento através de uma pedagogia performática, numa relação entre currículo oculto, educação e cultura. O objetivo central da pesquisa foi analisar a Arqueologia Social Inclusiva como ferramenta de formação na Fundação Casa Grande em Nova Olinda – CE, bem como suas aproximações com as culturas, as identidades e o processo educativo não formal de crianças e adolescentes atendidas. Para tanto, fez-se necessário um diálogo de aporte teórico acerca dos significados da cultura, da educação, do currículo, da relação entre currículo e cultura e a construção das identidades. Desenvolveu-se uma pesquisa etnográfica, através de observação participante, com grupos focais e aplicação de questionários semiestruturados. Os dados foram processados por meio da análise de conteúdo, apresentados no percurso do texto, através de abordagem qualitativa. Concluiu-se que a Fundação Casa Grande possui um papel de protagonismo no Cariri em função de suas práticas educativas emancipatórias e de valorização da memória e das produções etnográficas, além de levar em consideração os pressupostos da Arqueologia Social Inclusiva como instrumento de formação do currículo não formal.
The construction of identities goes through a process of socialization, through the relationship with cultures through training paths, adding elements articulated by formal and non-formal educational institutions. Inclusive Social Archeology, at the Casa Grande Foundation, in Nova Olinda-CE, constitutes a training practice that encourages the rescue of memory, identities and connects subjects to cultures, history, the geography of the place and with the tangible and intangible materials that make up the field of education, building belonging through a performative pedagogy, in a relationship between hidden curriculum, education and culture. The main objective of the research was to analyze Inclusive Social Archeology as a training tool at the Casa Grande Foundation in Nova Olinda -Ce, as well as its approximations with cultures, identities and the non-formal educational process of children and adolescents assisted. Therefore, a theoretical dialogue about the meanings of culture, education, curriculum, the relationship between curriculum and culture and the construction of identities was necessary. An ethnographic research was developed, through participant observation, with focus groups and application of semi-structured questionnaires. Data were processed through content analysis, presented in the course of the text, through a qualitative approach. It was concluded that the Casa Grande Foundation plays a leading role in Cariri due to its emancipatory educational practices and the appreciation of memory and ethnographic productions, in addition to taking into account the assumptions of Inclusive Social Archeology as an instrument for the formation of the curriculum not formal.
La construcción de identidades pasa por un proceso de socialización y relación con las culturas a través de caminos deformación, agregando elementos articulados por instituciones educativas formales y no formales. La Arqueología Social Inclusiva, en la Fundação Casa Grande, en Nova Olinda-CE, constituye una práctica formativa que incentiva el rescate de la memoria, las identidades y vincula a los sujetos con las culturas, la historia, la geografía del lugar, construyendo pertenencia a través de una pedagogía performativa, en una relación entre currículum oculto, educación y cultura. El objetivo central de la investigaciónfue analizar la Arqueología Social Inclusiva como herramienta de formación en la Fundación Casa Grande de Nova Olinda -CE, así como sus aproximaciones con las culturas, las identidades y el proceso educativo no formal de los niños y adolescentes atendidos. Por lo tanto, fue necesario un diálogo teórico sobre los significados de cultura, educación, currículo, la relación entre currículo y cultura y la construcción de identidades. Se desarrolló una investigación etnográfica, a través de la observación participante, con grupos focales y aplicación de cuestionarios semiestructurados. Los datos fueron procesados a través del análisis de contenido, presentados en el transcurso del texto, a través de un abordaje cualitativo. Se concluyó que la Fundación Casa Grande tiene un papel protagónico en Cariri por sus prácticas educativas emancipatorias y de valorización de la memoria y las producciones etnográficas, además de tener en cuenta los presupuestos de la Arqueología Social Inclusiva como instrumento para la formación del currículo no formal.