O presente artigo descreve o processo de criação e customização de ambientes na plataforma de metaverso Spatial, desenvolvidos para os componentes curriculares Arte e Tecnologia, da Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus São Luís - Centro Histórico e História do Teatro III, da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Luís. A partir de referências teóricas de Roesller (2012), Ball (2021), Parreira, Lehman e Oliveira (2021), Backes e Schlemmer (2014) e Wakefield (2022), o artigo analisa as contribuições que as plataformas de metaverso podem trazer para a formação docente, com ênfase para os recursos presentes na plataforma Spatial, e a relação destes com as especificidades das licenciaturas em Artes Visuais e Teatro. Com base em experiências práticas, o artigo explora a criação de uma galeria virtual para a exposição coletiva Art and Tech, e sua utilização para as práticas da organização do espaço expositivo e da mediação cultural, bem como a construção de um arquivo virtual destinado ao registro das transformações do teatro Arthur Azevedo. As etapas percorridas durante a criação desses ambientes virtuais imersivos são analisadas, com destaque para as possibilidades de customização e adaptação pedagógica dos recursos tecnológicos oferecidos pela plataforma Spatial. Ao final, o artigo aponta para a importância de uma abordagem crítica em relação ao uso das tecnologias digitais na formação docente, bem como para a necessidade de um constante diálogo entre teoria e prática.
This article describes the process of creating and customizing environments in the Spatial metaverse platform, developed for the curricular components Art and Technology, of the undergraduate course in Visual Arts of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA), Campus São Luís, and History of Theater III, from the undergraduate course in Theater at the Federal University of Maranhão (UFMA), Campus São Luís. Based on theoretical references by Roesller (2012), Ball (2021), Parreira, Lehman and Oliveira (2021), Backes and Schlemmer (2014), and Wakefield (2022), the article analyzes the contributions that metaverse platforms can bring to teacher training, with emphasis on the resources present on the Spatial platform, and their relationship with the specificities of the Visual Arts and Theater courses. Based on practical experiences, the article explores the creation of a virtual gallery for the collective exhibition Art and Tech, and its use for practices of organization of the exhibition space and cultural mediation, as well as the construction of a virtual archive for the record of the transformations occured in Arthur Azevedo Theater. The steps taken during the creation of these immersive virtual environments are analyzed, highlighting the possibilities of customization and pedagogical adaptation of the technological resources offered by the Spatial platform. In the end, the article points to the importance of a critical approach to the use of digital technologies in teacher training, as well as the need for a constant dialogue between theory and practice.
El presente artículo describe el proceso de creación y customización de ambientes en la plataforma metaverso Spatial, desarrollada para los componentes curriculares Arte y Tecnología, de la Licenciatura en Artes Visuales del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Maranhão (IFMA), Campus São Luís - Centro Histórico e Historia del Teatro III, de la Licenciatura en Teatro de la Universidad Federal de Maranhão (UFMA), Campus São Luís. Con base en referencias teóricas de Roesller (2012), Ball (2021), Parreira, Lehman y Oliveira (2021), Backes y Schlemmer (2014) y Wakefield (2022), el artículo analiza las contribuciones que las plataformas de metaversos pueden aportar a la formación de profesores, con énfasis en los recursos presentes en la plataforma Spatial, y su relación con las especificidades de las licenciaturas en Artes Visuales y Teatro. Con base en experiencias prácticas, el artículo explora la creación de una galería virtual para la exposición colectiva Art and Tech, y su utilización para las prácticas de organización del espacio expositivo y de la mediación cultural, así como la construcción de un archivo virtual destinado a registrar las transformaciones del teatro Arthur Azevedo. Las etapas seguidas durante la creación de estos ambientes virtuales inmersivos son analizadas, con énfasis en las posibilidades de personalización y adaptación pedagógica de los recursos tecnológicos ofrecidos por la plataforma Spatial. Por último, el artículo señala la importancia de un enfoque crítico en relación con el uso de las tecnologías digitales en la formación docente, así para la necesidad de un diálogo constante entre la teoría y la práctica.