Este trabalho faz parte de um estudo etnográfico da Comunidade Alvorecer da Esperança, localizada na zona rural de Abaetetuba (Pará). Tendo como suporte teórico de interpretação da realidade social autores como Durkheim, Eliade, Tillich e Otto, a metodologia adotada foi a qualitativa, mais observação (sociológica) do que participação (antropológica), focando nas entrevistas com os líderes e alguns moradores locais. O trabalho procura responder como definem e entendem o sagrado, ou seja, qual o lugar no espaço e no tempo que essa comunidade religiosa considera como sendo sagrado? A partir dessa questão central, buscamos compreender quais os critérios utilizados para definir “o lugar sagrado” e os motivos para identificar outros como não sagrados. Como resultado, pode-se afirmar que o lugar sagrado não está relacionado ao templo ou qualquer outra infraestrutura físico-espacial, mas efetua-se em qualquer espaço e momento em que o grupo se reúne para realizar uma prática religiosa.
This work is part of an ethnographic study concerning the Alvorecer da Esperança Community, located in the rural area of Abaetetuba, Pará. Based on authors such as Durkheim, Eliade, Tillich and Otto as theoretical support for interpreting the social reality, the methodology adopted was qualitative, more (sociological) observation than (anthropological) participation, focusing on interviews with leaders and some local residents. The work seeks to answer how they define and understand the sacred, that is, what is the place and time that this religious community considers to be sacred? From this central question, we try to understand the criteria used to define “the sacred place” and the reasons for identifying others as non-sacred. As a result, we can say that the sacred place is not related to a temple or any other physical-spatial infrastructure, but takes place at any location and time when the group gathers to perform a religious practice.
Este trabajo es parte de un estudio etnográfico de la Comunidad Amanecer de la Esperanza, ubicada en el área rural de Abaetetuba (PA). Basado en autores como Durkheim, Eliade, Tillich y Otto como soporte teórico para la interpretación de la realidad social, la metodología adoptada fue cualitativa, más observacional (sociológica) que participativa (antropológica), centrándose en entrevistas con líderes y algunos residentes locales. El trabajo busca dar respuesta a cómo se define y entiende lo sagrado, es decir, ¿cuál es el lugar en el espacio y el tiempo que esta comunidad religiosa considera sagrado? A partir de esta pregunta central, buscamos comprender los criterios utilizados para definir “el lugar sagrado” y las razones para identificar otros como no sagrados. Como resultado, se puede decir que el lugar sagrado no está relacionado con un templo o cualquier otra infraestructura físico-espacial, sino que ocurre en cualquier espacio y momento que el grupo se reúna para realizar una práctica religiosa.