DERECHOS HUMANOS Y TEATRO SOCIAL CON ENFOQUE CRÍTICO: PRACTICAS SOCIALES CON PERSONAS SIN HOGAR EN SEVILLA ( ESPAÑA)

Revista de Estudos Jurídicos da UNESP

Endereço:
Avenida Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 - Jardim Doutor Antônio Petráglia
Franca / SP
14409160
Site: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/index
Telefone: (16) 3706-8700
ISSN: 2179-5177
Editor Chefe: Eduarda Camargo Sansão
Início Publicação: 27/06/2023
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

DERECHOS HUMANOS Y TEATRO SOCIAL CON ENFOQUE CRÍTICO: PRACTICAS SOCIALES CON PERSONAS SIN HOGAR EN SEVILLA ( ESPAÑA)

Ano: 2015 | Volume: 19 | Número: 30
Autores: Manuel Muñoz Bellerin, Nuria Cordero Ramos
Autor Correspondente: Nuria Cordero Ramos | [email protected]

Palavras-chave: Direitos Humanos. Teatro Social. Enfoque crítico e práticas sociais.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A teoria crítica refuta aqueles modelos que perpetuam certas práticas sociais que, de maneira velada ou aberta, amparam a violação dos direitos humanos. Promover o empoderamentosocial a fim de permitir a recuperação dos espaços simbólicos onde se está colocando em jogo a dignidade da vida, é uma estratégia política de enorme relevância ética. Esse deve ser o ponto de partida que da inicio a um largo caminho de resistência em busca da autodeterminação das pessoas e grupos que sentem a opressão de um sistema que sequer respeita a condição humana mais ínfima. Neste artigo apresentamos a prática do teatro como uma destas estratégias. Concretamente, nos centramos nas experiências de um grupo de pessoas sem teto na cidade de Sevilha, colocando em primeira pessoa as vozes, expressões e ações dos participantes. Desta forma nos posicionamos em um modelo de ação que prioriza o protagonismo dos sujeitos e coletivos.

Palavras-Chave: Direitos Humanos. Teatro Social. Enfoque crítico e práticas sociais.



Resumo Espanhol:

La teoría crítica refutaaquellos modelos que perpetúanciertas prácticas sociales que, de manera velada o abierta, amparanla violación de losderechos humanos. La recuperación, por parte de los protagonistas, de los espacios donde seestán poniendoen juego la dignidad, es una estrategia de enorme redundancia ética y, por tanto, política. Es la clave con la cual iniciar un largo camino de resistencia hacia la autodeterminación de personas y grupos que sienten la opresión de un sistema que no respeta, siquiera, la condición humana en su forma y sustancia más ínfimas.En este artículo, presentamos la práctica delteatrocomo una de estas estrategias. Concretamente, lo hacemos centrándonos en las experiencias de grupos de personas sin hogar en la ciudad de Sevilla. Para ello, ponemos en primera persona las voces, expresiones y acciones de los participantes, posicionándonos así en un modelo de acción que prioriza el protagonismo de sujetos y colectivos.

Palabras Claves: Derechos humanos. Teatro Social. Enfoque crítico y prácticas sociales