EPISTEMOLOGIAS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM EVIDÊNCIA

Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade

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ISSN: 2358-0194
Editor Chefe: Elizeu Clementino de Souza
Início Publicação: 09/02/2021
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas

EPISTEMOLOGIAS DA GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: TEORIAS DE APRENDIZAGEM EM EVIDÊNCIA

Ano: 2020 | Volume: 29 | Número: 57
Autores: OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de. PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante.
Autor Correspondente: OLIVEIRA, Josefa Kelly Cavalcante de | [email protected]

Palavras-chave: Gamificação. Teorias de aprendizagem. Epistemologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo está vinculado à pesquisa Gamificação na Perspectiva dos Multiletramentos, desenvolvida nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem como objetivo analisar as epistemologias presentes na literatura sobre gamificação. A pesquisa foi realizada com base em revisão sistemática de literatura, conforme os princípios propostos por Yin (2016). O presente trabalho baseou-se no tema de estudo, problema da pesquisa, resumo, palavras-chave, introdução, principais resultados e considerações para análise de dados das dissertações, e como critério de seleção a gamificação na educação. Nesse contexto, as questões epistemológicas são relevantes, na medida em que são elas que estabelecem os critérios que são levados em consideração nas estratégias de gamificação na educação para justificar o caminho proposto para o desenvolvimento da aprendizagem do estudante. Todavia, nem sempre estão alicerçadas em fundamentos que vão além do sendo comum, ou ainda são baseadas em uma perspectiva que contempla a gamificação como ferramenta, instrumento para utilização. Esta pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Brasil.



Resumo Inglês:

The article is connected to the Gamification Research in the Perspective of Multiliteracies developed in the Early Years of Elementary School. It aims to analyze the epistemologies present in the literature on gamification. The research based on Systematic Review of Literature, according to the principles proposed by Yin (2016). The current work was based on the subject of study, research problem, abstract, keywords, introduction, main results and considerations for data analysis of the dissertations and as criteria of analysis the relationship of gamification with education. In this context, the epistemological issues are relevant, since they establish the criteria that are taken into consideration in the strategies of gamification in education to justify the proposed path for the development of student learning. However, they are not always based on fundamentals that go beyond being common or are still based on a perspective that contemplates gamification as a tool, instrument for use. This research was carried out with the financial support of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) in Brazil.



Resumo Espanhol:

El artículo está vinculado a la investigación de Gamificación en la Perspectiva de la Alfabetización múltiple, desarrollada en los primeros años de la escuela primaria. Su objetivo es analizar las epistemologías presentes en la literatura sobre gamificación. La investigación se realizó en base a una revisión sistemática de la literatura, de acuerdo con los principios propuestos por Yin (2016). El presente trabajo se basó en el tema de estudio, problema de investigación, resumen, palabras clave, introducción, principales resultados y consideraciones para el análisis de datos de disertaciones, y como criterio de selección de gamificación en educación. En este contexto, los problemas epistemológicos son relevantes, en la medida en que establecen los criterios que se tienen en cuenta en las estrategias de gamificación en educación para justificar el camino propuesto para el desarrollo del aprendizaje de los estudiantes. Sin embargo, no siempre se basan en fundamentos que van más allá de ser comunes, o aún se basan en una perspectiva que considera la gamificación como una herramienta, un instrumento para su uso. Esta investigación se realizó con el apoyo financiero de la Coordinación para la Mejora del Personal de Educación Superior (Capes) en Brasil.