A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Edição de Junho (2024)

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ISSN: 2965-9299
Editor Chefe: Profª Dra. Adriana Alves Farias
Início Publicação: 24/06/2024
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ano: 2024 | Volume: 6 | Número: 6
Autores: ALEXANDRA APARECIDA DE SOUZA LUZ
Autor Correspondente: ALEXANDRA APARECIDA DE SOUZA LUZ | [email protected]

Palavras-chave: Brincar; Conceitos Matemáticos; Gamificação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Aprender brincando ou brincar para aprender? A brincadeira (livre ou dirigida) é essencial nas primeiras fases da vida. Por isso deve ser aplicada tanto no primeiro ciclo da Primeira Infância (dos 0 aos 3 anos) como no segundo (dos 3 aos 6 anos). E como? Uma possibilidade é a gamificação, técnica de aprendizagem em que a dinâmica do jogo é utilizada em ambientes que não precisam ser lúdicos, conseguindo assim uma maior conexão com as crianças e, como consequência, melhores resultados educacionais. A gamificação sempre foi utilizada na educação. Contudo, o contexto social atual, com uma sociedade hiperconectada e crianças nativas digitais, torna necessária a inclusão das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) na estratégia de gamificação na sala de aula. O ponto de partida para a aplicação da gamificação no Infantil é que esta deve ser uma ferramenta transversal para trabalhar diferentes questões ao mesmo tempo. Dessa forma, servirá para abordar questões de educação ambiental, igualdade, entre outros. Na prática, e no caso da educação infantil, este tipo de abordagem significa que ao mesmo tempo que as crianças brincam podem aprender conceitos matemáticos, cores ou a fauna de uma zona.