A Curadoria do Museu Game Ciência Para Divulgação Científica na Dimensão Sociocultural

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências

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20071004
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Telefone: (84) 9998-7617
ISSN: 1984-2686
Editor Chefe: Aline Nicolli, Marcia Gorette Lima da Silva, Silvania Souza do Nascimento, Suzani Cassiani
Início Publicação: 01/01/2001
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A Curadoria do Museu Game Ciência Para Divulgação Científica na Dimensão Sociocultural

Ano: 2024 | Volume: 24 | Número: Não se aplica
Autores: G. V. do Nascimento, H. R. Costa
Autor Correspondente: H. R. Costa | [email protected]

Palavras-chave: Divulgação Científica, Museu Game Ciência, Educação Não Formal, Ação Mediada

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A curadoria em museus se refere a um conjunto de ações pautadas na construção de um discurso expositivo, naquilo que o visitante percebe através dos seus sentidos e que dá significado às experiências vivenciadas nestes espaços. A literatura nos indica poucos estudos que se debruçam sobre a concepção das exposições em si, carecendo de bases teóricas sólidas dentro desse processo de constituição. Por isso, por se tratar de um espaço novo, o Museu Game Ciência teve essa preocupação enquanto campo de pesquisa voltado à Divulgação Científica num contexto sociocultural por meio dos jogos digitais e dos próprios consoles (aparelhos de videogames) como objetos a serem musealizados. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o discurso expositivo do Museu Game Ciência, frente à sua constituição de curadoria na perspectiva da Divulgação Científica em um contexto sociocultural. Como questão de pesquisa, buscou-se identificar de que maneira a concepção de um museu de games pode ser estruturada a partir de uma dimensão sociocultural da aprendizagem no ensino de ciências. Essa caracterização pautou-se nos estudos de Martha Marandino em relação à noção de discurso expositivo e na Teoria da Ação Mediada de James Wertsch para o planejamento de atividades museológicas na vertente sociocultural da aprendizagem. Frente ao campo de pesquisa explorado, as ações de curadoria desenvolvidas para o Museu Game Ciência carregam em si elementos substanciais possivelmente capazes de despertar nos visitantes a tomada de decisão, a dialogicidade, a interação social, posicionamentos críticos e a reflexão sobre os impactos sociais da ciência.