Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?

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ISSN: 1676-2592
Editor Chefe: Antonio Carlos Dias Junior
Início Publicação: 30/09/1999
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Educação

Filmes e negritude em sala de aula: essa relação é possível?

Ano: 2024 | Volume: 15 | Número: 1
Autores: T. K. Teruya, D. A. Felipe
Autor Correspondente: T. K. Teruya | [email protected]

Palavras-chave: educação escolar, negritude, filmes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta um relato de experiência com professores(as) que participaram de um curso de extensão realizado no decorrer de 2008, intitulado: “O cinema no ensino de história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica”. As Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelecem o cumprimento da Lei 10.639/2003 para educação étnico-racial. Para problematizar e contribuir com a educação da negritude no Brasil, este texto discute as potencialidades das narrativas fílmicas na sala de aula para o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. Os resultados indicam a existência do potencial pedagógico da filmografia, mesmo que os(as) docentes não saibam explorar as narrativas fílmicas que ajudem seus(suas) alunos(as) a visualizar o “outro”. Conclui-se que a utilização de filmes como fonte de estudo ou como ferramenta pedagógica exige uma ação pedagógica crítica de decodificação, interpretação e desconstrução das narrativas fílmicas, para perceber o registro das ações humanas representadas na tela.



Resumo Inglês:

This paper presents an experience with teachers who participated in an extension course conducted during 2008 entitled: "The movies in teaching history and culture african-Brazilian and African basic education." Guidelines and National Education establish compliance with the Law 10.639/2003 education for ethnic-racial. To discuss and contribute to the education of blackness in Brazil, this paper discusses the potential of film narratives in the classroom for the teaching of history and Afro-Brazilian and African culture. The results indicate the existence of potential pedagogical filmography, even teachers do not know how to exploit their film narratives that help students visualize the "other." We conclude that the use of films as a source of study or as a pedagogical tool requires a critical pedagogical action decoding, interpretation and deconstruction of film narratives to understand the record of human actions depicted on the screen.