O CORAL, PELO ADOLESCENTE

Revista Espaço

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ISSN: 25256203
Editor Chefe: Wilma Favorito
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

O CORAL, PELO ADOLESCENTE

Ano: 2009 | Volume: Especial | Número: 31
Autores: Patricia Costa
Autor Correspondente: Patricia Costa | [email protected]

Palavras-chave: canto coral, coro juvenil, adolescente, educação musical

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo é um recorte de nossa dissertação de mestrado Coro juvenil: por uma abordagem diferenciada, defendida em julho de 2009, na UNIRIO (PPGM). Após discorrer sobre as singularidades do coro juvenil, contextualizando-o à luz dos estudos respaldados pela psicologia do adolescente, procuramos estabelecer – a partir da análise das respostas a um blog – pontos importantes que justifiquem a evasão ou a não adesão do adolescente à atividade coral, na atualidade. A nosso ver, o coro juvenil encontra-se muito prejudicado pelo preconceito e é constantemente identificado como atividade ultrapassada – e/ou sem atrativos – para essa faixa etária. Buscamos, através das respostas dos próprios jovens, entender o que estes pensam da atividade, no intuito de – posteriormente – traçar estratégias que possam estimular a aceitação do canto coletivo.



Resumo Inglês:

The present article is a clipping of my master dissertation “Youth choir: for a different approach”, July 2009, UNIRIO (PPGM). After describing the singularities of the youth choir, fitting it under the light of studies endorsed by the psychology of the adolescent, I try to establish - from the analysis of the answers to a blog - important points that may justify the evasion or non-adhesion of the adolescent to the choral activity nowadays. In my opinion, the youth choir is badly affected by prejudice and is constantly identified as an old-fashioned activity - and/or without any attraction - for this age-group. By analyzing the teenagers’ answers, I try to understand what they think of the activity, in the intention to - later on - trace strategies that may stimulate acceptance to group singing.