O presente artigo descreve um relato de experiência de aplicação de oficinas de Scratch nas aulas de Ciências, proporcionada a uma turma de 15 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Farroupilha/RS, visando estimular o Pensamento Computacional (PC). Utilizou-se uma metodologia qualitativa, observações, criação de repositório de projetos e aplicação de questionário aos participantes. As atividades práticas foram projetadas para proporcionar uma abordagem dinâmica e interativa, promovendo a conexão entre conceitos científicos e habilidades de programação. Observou-se um impacto positivo, não apenas no desenvolvimento do Pensamento Computacional, mas também na compreensão mais profunda dos temas científicos abordados. Ao fim do estudo, conclui-se que a utilização de Scratch enriqueceu a experiência do processo de ensino e aprendizagem em Ciências, revelando-se uma ferramenta pedagógica eficaz ao mesmo tempo que promoveu o PC através da programação.
This article describes an experience report on the application of Scratch workshops in Science classes, provided to a class of 15 students in the 6th year of Elementary School at a public school in the city of Farroupilha/RS, aiming to stimulate Computational Thinking (PC). A qualitative methodology was used, observations, creation of a project repository and application of a questionnaire to participants. The practical activities were designed to provide a dynamic and interactive approach, promoting the connection between scientific concepts and programming skills. A positive impact was observed, not only on the development of Computational Thinking, but also on a deeper understanding of the scientific topics covered. At the end of the study, it was concluded that the use of Scratch enriched the experience of the teaching and learning process in Science, proving to be an effective tool at the same time that it promoted PC through programming.