A dissertação parte de um es-tudo realizado no Instituto Nacional de Educação de Surdos e pensa as questões das mensagens visuais de jogos de computador destinados à aquisição da fala de crianças surdas. Os jogos conhecidos como Jogos de Voz desenvolvidos no Laboratório de Processamento Digital da Fala, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, na tese de doutorado de Antônio Marcos de Lima Araújo, consistem na retroalimentação visual da fala do jogador. Isto é , enquanto a criança exercita· o controle dos órgãos de fonação, em um microfone ligado ao computador, ela compreende e assimila o exercí-cio através de uma resposta gráfi-ca e ilustrativa gerada em tempo real, na tela do computador. Dos 14 módulos dosjogos de Voz que foram jogados por crianças com idade entre 6 e 12 anos, durante um ano e em sessões regulares na Divisão de Fonoaudiologia -DIFON -do INES, foram selecionados para análise os dois mais jogados no período. No presente estudo, a avaliação dos jogos de retroalimentação visual para crianças surdas, que buscam representar visualmente o que ocorre no instante da fala, indica que o design exerce papel determinante na aquisição dos resultados a que se propõem.