PRODUÇAO ACADÊMICA: Voz em Jogo - 0 Som da Imagem. Análise Visual de jogos Computacionais para o Desenvolvimento Fonoarticulatório de Crianças Surdas.

Revista Espaço

Endereço:
DIESP - Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro – RJ, - Sala 309 - Laranjeiras
Rio de Janeiro / RJ
22240-003
Site: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/index
Telefone: (21) 2285-7546
ISSN: 25256203
Editor Chefe: Wilma Favorito
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

PRODUÇAO ACADÊMICA: Voz em Jogo - 0 Som da Imagem. Análise Visual de jogos Computacionais para o Desenvolvimento Fonoarticulatório de Crianças Surdas.

Ano: 2004 | Volume: Especial | Número: 21
Autores: Letícia Vorcaro Gomes
Autor Correspondente: Letícia Vorcaro Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Design ; comunicação verbal; jogos computacionais ; retroalimentação visual; surdez.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

A dissertação parte de um es-tudo realizado no Instituto Nacional de Educação de Surdos e pensa as questões das mensagens visuais de jogos de computador destinados à aquisição da fala de crianças surdas. Os jogos conhecidos como Jogos de Voz desenvolvidos no Laboratório de Processamento Digital da Fala, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP, na tese de doutorado de Antônio Marcos de Lima Araújo, consistem na retroalimentação visual da fala do jogador. Isto é , enquanto a criança exercita· o controle dos órgãos de fonação, em um microfone ligado ao computador, ela compreende e assimila o exercí-cio através de uma resposta gráfi-ca e ilustrativa gerada em tempo real, na tela do computador. Dos 14 módulos dosjogos de Voz que foram jogados por crianças com idade entre 6 e 12 anos, durante um ano e em sessões regulares na Divisão de Fonoaudiologia -DIFON -do INES, foram selecionados para análise os dois mais jogados no período. No presente estudo, a avaliação dos jogos de retroalimentação visual para crianças surdas, que buscam representar visualmente o que ocorre no instante da fala, indica que o design exerce papel determinante na aquisição dos resultados a que se propõem.