PRODUÇÃO ACADÊMICA: Avaliação de sistemas educacionais: contradições e possibilidades de um instrumento de política social.

Revista Espaço

Endereço:
DIESP - Rua das Laranjeiras, 232, Laranjeiras. Rio de Janeiro – RJ, - Sala 309 - Laranjeiras
Rio de Janeiro / RJ
22240-003
Site: http://www.ines.gov.br/seer/index.php/revista-espaco/index
Telefone: (21) 2285-7546
ISSN: 25256203
Editor Chefe: Wilma Favorito
Início Publicação: 31/12/1989
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística, Área de Estudo: Multidisciplinar

PRODUÇÃO ACADÊMICA: Avaliação de sistemas educacionais: contradições e possibilidades de um instrumento de política social.

Ano: 2001 | Volume: Especial | Número: 16
Autores: Márcio Oliveira Ferreira
Autor Correspondente: Márcio Oliveira Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: Educação de Surdos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 

O objetivo da dissertação é o de realizar uma discussão sobre diferentes perspectivas acerca do tema da qualidade do ensino no âmbito da educação básica, como decorrência do recente aumento das demandas educacionais da socieda-de ligadas à introdução de novos processos produtivos na economia. Utilizando o suporte metodológico da Teoria Crítica (Habermas), apresenta o contexto das mudanças gerais do capitalismo tardio de um ponto de vista das relações de poder, tendo em vista oportunidades que se abrem para uma educação promotora da cidadania. Discute tanto as abordagens de autores li -gados aos organismos internacionais que vêm apoiando a implantação de sistemas de avaliação em larga escala como, também, as dos autores críticos das reformas de orientação neoliberal. Ressalta a importância das categorias de qualidade educativa preconizadas por Pedro Demo (qualidade formal e política), por serem capazes de dar conta da complexidade envolvida na redução das desigualdades sociais do capitalismo. Desenvolve uma análise de relatórios do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com base na perspectiva de Claus Offe acerca dos problemas estruturais do Estado capitalista, propiciando uma maneira de compreender as repercussões da avaliação sobre os sistemas educacionais.