A proposta deste estudo se insere nas reflexões sobre a Extensão Universitária como lócus para além das práticas articuladas de pesquisa e de ensino na universidade, o que inclui a possibilidade de construção da interlocução da práxis pedagógica e intelectual com a sociedade. Visto dessa forma, as propostas e produtos da extensão mantém e se produzem em uma dinâmica de aprendizagem reflexiva, mútua e autônoma um vÃnculo entre sociedade e universidade. Nesta interlocução a cultura é o constructo/alicerce que provoca e produz a dinâmica da educação humanizadora, manifestada em suas diversas formas de expressão social. A cultura como objeto de interlocução na extensão contribui para a realização do conceito de cidadania e com a construção de uma práxis polÃtica que se compromete com a transformação social. Tais reflexões fazem parte de uma pesquisa cuja principal preocupação do estudo pauta-se em entender: Como, por que e de que forma, e sob quais olhares/perspectivas a cultura tem estado presente nas universidades. Esse artigo aborda as concepções sobre a função da extensão sob o viés da cultura no que considera a pluralidade e a formação das ações com base nos diferentes discursos locais, que negociados criam novos sentidos e podem atender de forma peculiar os interesses da sociedade.
The proposal of this study interferes in the reflections on the Academicals Extension as a locus beyond of the articulate practices of research and teaching at universities. This fact increases the possibility of constructing of interactions between intellectual and pedagogical praxis and the society. This way, the proposals and products of the extension are maintained and produced by a dynamic of reflexive, mutual and independent learning which creates a strong link between society and universities. This culture is the foundation that causes and motivates the humanizing education dynamic, manifested in their several forms of social expression. The culture, as an important dialogue object in the extension, contributes to the accomplishment of the citizenship concept, to the construction of a political praxis and is committed with the social transformation. Such reflections are part of a research whose the main objective is to understand: how, why and under which perspective the culture has been present at the universities. That article approaches the conceptions about the function of the extension, under the bias of the culture, which considers the plurality and the formation of the actions based on different local speeches, that negotiated, create new senses and can assist, differently, the interests of society.
La propuesta de este estudio interfiere en las reflexiones en la Extensión de Academicals como un sitio más allá de las prácticas articuladas de investigación y enseñando en las universidades. Este hecho aumenta la posibilidad de construir de interacciones entre el intelectual y praxis pedagógica y la sociedad. Se mantienen esta manera, las propuestas y productos de la extensión y produjeron por un dinámico de aprendizaje reflexivo, mutuo e independiente que crea un eslabón fuerte entre la sociedad y universidades. Esta cultura es la fundación que causa y motiva la educación humanizando dinámico, manifestada en sus varios formularios de expresión social. La cultura, como un objeto del diálogo importante en la extensión, contribuye al logro del concepto de la ciudadanÃa, a la construcción de una praxis polÃtica y se compromete con la transformación social. Las tales reflexiones son parte de una investigación cuyo el objetivo principal es entender: cómo, por qué y bajo que la perspectiva la cultura ha estado presente en las universidades. Ese artÃculo se acerca las concepciones sobre la función de la extensión, bajo el prejuicio de la cultura que considera la pluralidad y la formación de las acciones basado en discursos locales diferentes que negociaron los nuevos sentidos crean y pueden ayudar, diferentemente, los intereses de sociedad.