Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educação

Linhas Críticas

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ISSN: 1981-0431
Editor Chefe: Tel Amiel
Início Publicação: 31/12/1995
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação

Teoria crítica da sociedade e o sentido político da educação

Ano: 2010 | Volume: 16 | Número: 31
Autores: Luiz Roberto Gomes
Autor Correspondente: Luiz Roberto Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Teoria Crítica. Política. Educação. Teoría crítica. Política. Educación. Critical Theory. Politics. Education. Théorie Critique. Politique. Éducation.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo situa na tradição intelectual da Teoria Crítica da Sociedade o sen-
tido político da educação. Trata-se de colocar em evidência o projeto de
emancipação social e as possibilidades de realização de uma experiência
não conformista com relação à realidade existente. Nesse contexto, serão
apresentadas duas perspectivas teóricas da acepção frankfurtiana de Teo-
ria Crítica, e que consideram como condição para a formação de pessoas
emancipadas a vinculação entre educação e política: a de Theodor Adorno,
em que a educação verdadeira transcende a dimensão da adaptação ao
mundo vigente, através da recolocação da experiência formativa (Bildung),
como forma de crítica à condição de semiformação (Halbbildung); e a de
Jürgen Habermas, em que a educação deve formar a capacidade avaliativa
e argumentativa dos cidadãos, a fim de fortalecer o espaço público, e
garantir a participação efetiva dos interesses da sociedade civil.



Resumo Inglês:

The article points out, within the intellectual tradition of the Critical Theory of Society,
the political direction of education. The question is to enhance the project of social
emancipation and the possibilities of carrying out a non conformist experience of
existing reality. In this context, two theoretical perspectives of the frankfurtian meaning
of Critical Theory will be presented. They consider as a condition for the formation
of emancipated persons the link between education and politics: that of Theodor
Adorno, in which true education transcends the dimension of adaptation to the real
world, through the repositioning of the formative experience (Bildung), as a form of
criticism to the semiformation condition (Halbbildung); and that of Jürgen Habermas,
in which education must form the evaluative and argumentative capacity of citizens,
in order to fortify the public space, and to guarantee the effective participation of the
interests of civil society.



Resumo Espanhol:

El artículo sitúa, en la tradición intelectual de la Teoría Crítica de la Sociedad, el sentido
político de la educación. Se trata de poner en evidencia el proyecto de emancipación
social y las posibilidades de realización de una experiencia no conformista de la
realidad existente. En ese contexto, serán presentadas dos perspectivas teóricas de la
acepción frankfurtiana de la teoría crítica, y que consideran como condición para
la formación de personas emancipadas, la vinculación entre educación y política:
la de Theodor Adorno, en que la educación verdadera transcende la dimensión de la
adaptación al mundo vigente, a través de la recolocación de la experiencia formativa
(Bildung) como forma de crítica a la condición de semiformación (Halbbildung); y la
de Jürgen Habermas, en que la educación debe formar la capacidad evaluativa y
argumentativa de los ciudadanos, a fin de fortalecer el espacio público, y garantizar
la participación efectiva de los intereses de la sociedad civil.



Resumo Francês:

L’article situe dans la tradition de la Théorie Critique de la Société le sens public de
l’éducation. Il s’agit de mettre en évidence le projet d’émancipation sociale et les
possibilités de réalisation d’une expérience non-conformiste en relation à la réalité
existante. Dans ce contexte, nous présenterons deux perspectives théoriques de
l’acceptation frankfurtienne de la théorie critique qui considèrent comme condition
pour la formation des personnes émancipées la relation entre éducation et politique
: celle de Theodor Adorno, dans laquelle la vraie éducation transcende la dimension
de l’adaptation au monde existant au travers du repositionnement de l’expérience
formative (Bildung), comme forme de critique à la condition de semiformation
(Halbbildung); et celle de Jürgen Habermas, dans laquelle l’éducation doit former la
capacité évaluative et argumentative des citoyens, afin de fortifier l’espace public et
garantir la participation effective des intérêts de la société civile.