O presente trabalho investiga a relação de jovens com os jogos eletrônicos, buscando
entender a dimensão narrativa destes artefatos, e se desenvolveu a partir
de registros etnográficos, de observações, entrevistas presenciais e conversas online.
Fundamentado teórico e metodologicamente na linha dos Estudos Culturais
latino-americanos, que analisa o consumo cultural e recepção dos meios sob a ótica
das mediações sociais, apóia-se também nas ideias de Bakhtin para pensar as relações
dialógicas na pesquisa. As falas dos sujeitos apontam que não há como a
escola continuar negando a significativa presença das mÃdias digitais nos contextos
culturais em que os jovens circulam e nos auxiliam a entender a necessidade de
promover práticas alteritárias no espaço escolar.
The present work investigates the relation of youth with the electronic games, seeking
to understand the narrative dimensions of these artifacts, and it was developed
throughout ethnographic records, observations and on-line conversations. Substantiated
theoretically and methodologically in the Latin American Cultural Studies,
which analyses the cultural consumption and the reception of the means under the
point of view of the social mediations, it is also based in the ideas of Bakhtin to
think the dialogical relations in the research. The speeches of the subjects aim that
there is no way for the school to keep denying the significant presence of the digital
media in the cultural contexts of which youth participate and they help us to understand
the necessity of promoting alterity practices in the school environment..