Representações do corpo e da cidade na série de games Capoeira Fighter

Revista Contemporânea

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ISSN: 18060498
Editor Chefe: Denise da Costa Siqueira
Início Publicação: 30/06/2003
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Representações do corpo e da cidade na série de games Capoeira Fighter

Ano: 2012 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Bruno Soares Ferreira
Autor Correspondente: Bruno Soares Ferreira | [email protected]

Palavras-chave: capoeira, videogame, representação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Procuramos evidenciar como ocorre a representação da cidade e do corpo
nas imagens de síntese presentes em videogames produzidos que têm a
capoeira como vetor de suas ações. Pretendemos entender algumas relações
do imaginário tecnológico a partir dessa prática social de origem brasileira e
também questionar como o corpo é traduzido para conseguir agir dentro dessas
narrativas digitais. Articulamos algumas categorias de entendimento com o
conceito de nomadismo, elaborando questões sobre as ações no ambiente
digital e os desdobramentos dos sujeitos nesses ambientes.



Resumo Inglês:

We seek to demonstrate how the representation of the city and the body occur from the
images of synthesis in videogames that are produced having capoeira as the vector of
their actions. We aim to understand some of the technological imagery relationships
from this social practice originated in Brazil and also to question how the body is
translated as to be able to act in those digital narratives. We articulate some categories of
understanding with the concept of nomadism, developing questions about the actions
in the digital environment and the unfolding of the subjects in those environments.