A análise do uso dos jogos para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. / Analysis of the use of games for the logical-mathematical development thinking in the early years of elementary school

Revista Eletrônica De Educação Matemática

Endereço:
Campus Universitário - Bairro Trindade
Florianópolis / SC
0
Site: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/revemat
Telefone: (48) 3721-9221
ISSN: 19811322
Editor Chefe: Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
Início Publicação: 28/02/2006
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação

A análise do uso dos jogos para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático nos anos iniciais do ensino fundamental. / Analysis of the use of games for the logical-mathematical development thinking in the early years of elementary school

Ano: 2011 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Ruhena Kelber Abrão, João Alberto da Silva
Autor Correspondente: Ruhena Kelber Abrão | [email protected]

Palavras-chave: Aprendizagem. Jogos. Educação matemática. Classificação. Processos Cognitivos./ Learning. Games. Mathematics Education. Classification. Cognitive Process.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho parte da ideia de que muitas vezes os professores de matemática percebem o uso dos jogos em sala
de aula apenas de forma recreativa e não como uma importante ferramenta pedagógica capaz de estimular a
aprendizagem de conceitos e habilidades matemáticas como seriação, sequência, simbolização e
correspondência. A aplicação dos jogos em sala de aula rompe com o modelo tradicional de ensino baseado na
explanação, memorização e repetição dos exercícios, pois parte direto da experimentação. Em virtude de grande
parte dos professores acreditarem que a aprendizagem ocorre devido ao processo de repetição e não por uma
atividade assimiladora, é que muitos alunos assumem uma posição passiva em relação à aprendizagem
diferentemente do que ocorre com o uso dos jogos fazendo com que o exercício alcance o patamar de desafio.
Desta forma, através da análise destes buscou-se verificar como os jogos contribuem para o ensino de
matemática.



Resumo Inglês:

This work starts from the idea that often Mathematics teachers perceive the use of games in the classroom only
recreationally and not as an important educational tool capable of stimulating the learning of mathematical
concepts and skills as ranking, sequencing, correspondence and symbolization. The application of games in the
classroom breaks with the traditional model of education based on explanation, memorization and repetition of
the exercises, because starts from direct experience. In this way, many teachers believe that learning occurs due
to the process of repeating an activity and not by assimilation, and because of that many students take a passive
position in relation to learning in contrast to what occurs with the use of games which make the exercise to reach
the level of a challenge. Thus by examining these we tried to see how the games contribute to the teaching of
Mathematics.