Você Tem Sede de Quê?

Revista Contextos da Alimentação

Endereço:
Centro Universitário Senac Campus Santo Amaro Av. Eng. Eusébio Stevaux, 823 – Biblioteca, sala 21
São Paulo / SP
04696-000
Site: http://www3.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistacontextos/
Telefone: (11)5682-7622
ISSN: 22384200
Editor Chefe: Marcelo Traldi Fonseca
Início Publicação: 31/12/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

Você Tem Sede de Quê?

Ano: 2012 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Maria Henriqueta Gimenes
Autor Correspondente: Maria Henriqueta Gimenes | [email protected]

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução
O turismo gastronômico – também denominado food tourism e culinary tourism – não é um tema ou um segmento turístico recente. Contudo, os novos papéis incorporados pela alimentação e as novas tendências do turismo cultural deram-lhe maior fôlego, tornando-o objeto de pesquisas e publicações principalmente a partir do ano 2000.
O turismo gastronômico pode ser operacionalizado de diversas formas: a partir de regiões e estabelecimentos produtores (vinícolas, queijarias, etc.); restaurantes e demais estabelecimentos diferenciados e ainda eventos gastronômicos (que promovem certos ingredientes, bebidas ou comidas tradicionais, ou, ainda, que divulguem uma etnia), trabalhados de maneira isolada ou organizados a partir de rotas e roteiros turísticos.
Dentre os inúmeros produtos e temáticas que podem ser operacionalizadas pelo turismo gastronômico, o enoturismo tem se destacado no mundo e mostrado grande potencial no Brasil. O enoturismo ganha importância na medida em que o consumo de vinho cresce no país, turistas passam a demandar novas formas de interação com localidades visitadas, e produtores, comerciantes e gestores públicos passam a enxergar a atividade como uma ferramenta de desenvolvimento local e regional, capaz de revigorar a cadeia produtiva do vinho . O enoturismo é, nesse contexto, uma atividade geradora de benefícios para produtores, consumidores e, de uma forma geral, para a própria localidade que o sedia e promove.(...)