Este artigo busca resgatar algumas experiências de articulação entre a arte e a cultura com a atuação de entidades vinculadas ao movimento estudantil. Analisa o papel que o Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE) desempenhou durante o conturbado perÃodo que antecedeu ao golpe militar no Brasil, alguns debates relacionados a concepções sobre o papel da arte, bem como algumas tentativas de utilização de expressões artÃsticas como forma de romper o isolamento a que as entidades estudantis foram submetidas após a intervenção militar no paÃs. Por fim, resgata o papel que a questão cultural desempenhou no processo de redemocratização no contexto do Movimento Estudantil Gaúcho a partir da organização de um grande encontro em Caxias do Sul, denominado Cio da Terra e organizado pela União Estadual de Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS).
This article seeks to analyze some political experiences articulated between art and culture with the performance of organizations linked with the Brazilian student movement. It examines the role that the Popular Culture Center (CPC), a branch of the National Student Union (UNE), played during the troubled period preceding the military coup d’état in the country. It focuses on some specific heated debates carried out by the members of those organizations about the different perspectives of the political role of art. It also examines some efforts of Centre, which attempted to use artistic expression as a way to break up the political isolation that student bodies were submitted because of the military intervention in Brazil. Lastly, it emphasizes the role that culture played in the Brazilian re-democratization process, specifically within the context of the Gaucho Student Movement, following the meeting in Caxias do Sul city named “Cio da Terraâ€, organized by the Union of Students of Rio Grande do Sul (UEE/RS).