A "DECLARAÇÃO DE MARÇO DE 58" DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO E AS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS POLÍTICOS DO CAMPO.

Revista Encontros

Endereço:
Campo de São Cristóvão, 177 - Gabinete de História - São Cristóvão
Rio de Janeiro / RJ
20921-903
Site: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/encontros
Telefone: (21)3891-0041
ISSN: 24476196
Editor Chefe: Ana Maria Ribas
Início Publicação: 30/09/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A "DECLARAÇÃO DE MARÇO DE 58" DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO E AS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MOVIMENTOS POLÍTICOS DO CAMPO.

Ano: 2013 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Mabelle Bandoli
Autor Correspondente: Mabelle Bandoli | [email protected]

Palavras-chave: Partido Comunista Brasileiro, movimentos sociais do campo, desenvolvimento nacional, esquerda no Brasil.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Discutimos aqui a concepção de desenvolvimento nacional formulada pelo Partido Comunista Brasileiro na “Declaração de Março de 1958. Nosso foco é a questão agrária, que era identificada com a ideia de atraso, de permanências
arcaicas e feudais a ser removidas pelo desenvolvimento do país. Dessa forma, o camponês, o rural e a exploração agrícola são temas subordinados às questões colocadas pelo operariado urbano, entendendo o camponês como um sustentáculo que permitiria a “vitória da classe operária”.



Resumo Espanhol:

Se discute el diseño de desarrollo nacional formulada por el Partido Comunista de Brasil en la "Declaración de marzo de 1958. Nuestro enfoque es el problema de la tierra, que se identifica con la idea de la demora, arcaico y
estancias feudales que ser removidos por el desarrollo. Por lo tanto, el campesino, granja rural y están subordinados a las preguntas de los temas de la clase obrera urbana, la comprensión de los campesinos como un apoyo para permitir que la "victoria de la clase obrera."