O presente relato objetiva apresentar e discutir possibilidades e limites de utilização do jogo online Geoguessr, tanto como uma alternativa didático-metodológica quanto uma ferramenta para a construção conceitual nas aulas de Geografia na educação básica. A experiência que deu origem às reflexões presentes nesse artigo foi realizada com estudantes do quarto ano de um curso de Licenciatura em Geografia, que depois de vivenciarem situações reais de jogo ofereceram depoimentos na forma de um questionário estruturado sobre seu potencial para a motivação e para a aprendizagem dos estudantes. Depois de apresentar uma reflexão essencial sobre possíveis papéis que os jogos pedagógicos podem desempenhar dentro da prática docente como suporte para a construção conceitual, faz-se uma breve caracterização dos principais aspectos do jogo e possíveis adaptações que poderão ser empreendidas a fim de adequar os procedimentos de sua realização a diferentes objetivos pedagógicos. A partir dos referenciais discutidos e dos depoimentos dos participantes da experiência, destaca-se que o jogo possui um potencial significativo para o trabalho com conteúdos escolares, especialmente os que envolvem o estudo das paisagens e a linguagem cartográfica. Considerando tal potencial, conclui-se que a utilização do jogo Geoguessr nas aulas de Geografia tende a promover um canal efetivo para a aproximação dos estudantes com diferentes dimensões do saber geográfico escolar, a partir de uma linguagem de comunicação didática incluída em contextos e repertórios comunicativos comuns em tempos de difusão digital.
The present report aims to present and discuss possibilities and limits of use of the online game Geoguessr, as a didactic alternative and as a tool for conceptual construction in Geography classes in basic education. The experience that originated the reflections present in this article was carried out with students of the fourth year of a degree in Geography, who after experiencing real situations of play offered testimonies through a structured questionnaire about their potential for motivation and for learning. After presenting an essential reflection on possible roles that the pedagogical games can allow within the teaching practice as a support for the conceptual construction, this article proposes a brief characterization of the main aspects of the game and possible adaptations that can be undertaken in order to adapt the procedures to different pedagogical objectives. It highlights that the game has significant potential for working with school content, especially those involving the study of landscapes and the cartographic language. Considering this potential, it is concluded that the use of Geoguessr in Geography classes tends to promote an effective channel for the approach of students with different dimensions of school geographic knowledge, from a didactic language included in contexts and communicative repertoires commons in digital times.