A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL E O USO DE GEOTECNOLOGIAS: discutindo o lugar do lugar

GIRAMUNDO

Endereço:
Campo de São Cristóvão, 177, Campus São Cristóvão III, 3o andar, Sala do Departamento de Geografia. São Cristóvão.
Rio de Janeiro / RJ
20921-903
Site: http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/index
Telefone: (21) 3891-1000
ISSN: 2358-4467
Editor Chefe: Demian Garcia Castro
Início Publicação: 31/12/2013
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geografia

A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO BRASIL E O USO DE GEOTECNOLOGIAS: discutindo o lugar do lugar

Ano: 2014 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Isaac Gabriel Gayer Fialho da Rosa
Autor Correspondente: Isaac Gabriel Gayer Fialho da Rosa | [email protected]

Palavras-chave: Formação continuada de professores; Lugar; Geotecnologias; Políticas públicas de educação; Geografia escolar.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Observa-se atualmente no Brasil uma discussão acerca da necessidade de se melhorar a qualidade da educação básica brasileira. Sendo assim, se defende uma valorização de políticas de formação continuada de professores, pois se argumenta em muitos casos, que esses profissionais não possuem a devida qualificação para a construção de práticas educativas eficientes e eficazes. Nesse sentido incentiva-se a utilização de novas tecnologias para que as aulas se tornem mais dinâmicas e assim mais atraentes para os alunos. Nessa maneira, criticamos esse tipo de formação para os professores de geografia, já que se argumenta que essa se manifesta mais como um manual que tenta trazer respostas prontas que devem ser seguidas pelos educadores, do que um espaço que permite uma reflexão e uma valorização de saberes prévios de estudantes e professores. Sendo assim, como uma possibilidade de enriquecimento dessas políticas se aponta a necessidade da valorização do conceito de lugar, para que as geotecnologias usadas nesses processos formacionais se enquadrem como mecanismos que possibilitem uma valorização do espaço-vivido dos atores escolares e não como negadoras dessa dimensão mais próxima do espaço geográfico.



Resumo Inglês:

Is observed this days, in Brazil, a discussion about the necessity of improvement on the Brazilian basil education. Likewise the valorization of continued formation policies for teachers is defended, because is said in many cases, these professionals do not have the deserved qualification to the construction of educational practice to build efficient and effective educational practice. There is several critics for this type of formation to geographies teachers since is said that this type is summoned more as a manual that tries to bring pre-made answers that should be followed by the educators, than a space that allow a reflection and a valorization of the student and professors previous knowledge. Thus, with the possibility of enrichment of those policies, it points the necessity of the valorization of the concept of place, so the geotecnologies used in these formation processes fits like mechanism that allows a valorization of lived-space of the scholars and not as denied of this closed dimension of the geographic space.