O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana
Revista Amazônida
O Teatro do Oprimido: dimensões políticas e pedagógicas em perspectiva freiriana
Autor Correspondente: Francenilza Viana de Souza Silva | [email protected]
Palavras-chave: Teatro do Oprimido; Augusto Boal; Educação; Paulo Freire.
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O artigo objetiva articular a arte teatral às críticas do contexto social, a partir das concepções teóricas e metodológicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal. Portanto, trata-se de um estudo teórico que analisa o método teatral que está inserido na proposta do teatro político desse autor, estruturado a partir de seis técnicas que objetivam aproximar o teatro das grandes massas. A prática do Teatro do Oprimido amplia horizontes, exercita a prática do diálogo com diferentes campos do saber. Daí a importância de se conhecerem as conexões existentes entre os fundamentos que embasam esta teoria teatral e a teoria de Paulo Freire. Conclui-se que oTeatro do Oprimido, articulado às perspectivas freiriana, é uma alternativa para que os atores sociais reflitam sobre as formas de opressões presentes na sociedade, para romper com as relações verticalizadas, autoritárias e centralizadoras, uma vez que estabelece uma relação horizontal entre elas, contribuindo para que questionem e discutam suas práticas de cidadãos.
Resumo Inglês:
The article aims to articulate theatrical art to the critical reflections of the social context, starting from the theoretical and methodological conceptions of Augusto Boal 's ''Theater of the Opressed''. It is a theoretical study which analyses the theatrical method inserted in the proposal of the political theater by this author, and is structured from six techniques that aims to approach the theater of the great masses. The practice of the Theater of the Oppressed broadens horizons, exercises the practice of dialogue with different fields of knowledge. Hence the importance of knowing the connections between the foundations that support this theatrical theory and Paulo Freire's theory. It is concluded that the Theater of the Oppressed, articulated to the Freirian perspectives, is an alternative for the social actors to reflect on the forms of oppression present in society, to break with the verticalized, authoritarian and centralizing relations, once it establishes a horizontal relationship among them, helping them to question and discuss their citizen practices.